sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Aniñando


7 SETEMBRO - 22H
Teatro em Branco


Espectáculo para maiores 12 anos
Duração aproximada 75 minutos (sem intervalo)
Bilhetes: 6€
Descontos: 4€ (desconto para estudantes, menores de 25, maiores de 65, sócios INATEL e aderentes PIN Cultura)




“Uma sala de estar de uma casa. Entrem e acomodem-se. Elas estão quase a acordar e vão gostar de ter companhia. Começa outro dos muitos dias, sempre iguais.
Dentro desta casa o tempo é uma viagem que se faz na memória. Este convívio tem muitos anos, e tudo está perfeitamente pautado... Ou quase. Se tocarem à porta, é bom sinal. Talvez seja a notícia que lhes vai mudar a vida, numa altura em que nada era suposto surpreender.
E como alguém um dia escreveu, a imaginação do passado é mais forte que a do futuro, porque a do passado podemos dizer que existiu.”


La edad madura es aquella en que todavía se es joven, pero con mucho más esfuerzo.
Jean-Louis Barrault


Este é um espectáculo baseado, desde a sua origem, na observação, pesquisa e documentação, com o objectivo de contextualizar e criar a partir do real: entre Barcelona e Lisboa, pesquisámos sobre o tema, visitámos lares e locais de convívio, recolhemos histórias, inventámos memórias a partir de relatos, colaborámos com a Associação Coração Amarelo, lemos e consultámos especialistas e profissionais de diversas áreas. A finalidade foi sempre a de construir um texto a partir da construção de personagens. Montserrat e Rosalina, as duas velhotas da nossa história, são o resultado dessa pesquisa: escolhemos os temas que mais nos interessavam e, a partir deles, estas duas vidas.
As máscaras ditam o estilo e o código teatral do espectáculo, é a partir e através delas que tudo acontece. Teatro de máscaras originais, onde se cruzam o sentimental exasperado e o trágico descontrolado, criando um cómico caótico, fazendo aparecer o absurdo dos nossos comportamentos e exprimindo a urgência de viver.



FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Texto: Mireia Scatti, Rita Rodrigues, Sofia Cabrita; Concepção e Encenação: Sofia Cabrita; Máscaras: Matteo Destro; Concepção Plástica: Sara Franqueira; Iluminação e Técnica: Paulo Santos; Imagem: Ana Castanho; Produtora Delegada: Teresa Pombo; Interpretação Ana Sofia Paiva/Rita Rodrigues e Mireia Scatti

Sem comentários: